Guest Posts

Alyssa e a Magia da Leitura, por Márcia Tomiyama

Sou mãe e, como toda mãe, sinto um orgulho especial dos meus filhos, além de me preocupar demais com a educação e formação deles. É algo natural. E sempre tive um amor pela leitura. Tal foi minha surpresa quando minha filha, Alyssa Tomiyama, hoje com 10 anos, começou uma divertida brincadeira de ler livros (ela ama ler) e gravar vídeos contando histórias.

Era algo que começou de maneira simples. Postei no Facebook e muitas pessoas elogiaram e começaram a mandar mensagens. Então, em 2016, surgiu o projeto Alyssa e a Magia da Leitura, em que ela começou a gravar vídeos curtos contando a história de livros que lia. A partir daí, as pessoas começaram a compartilhar e, inclusive, a pedir que ela fizesse contação de histórias em escolas, praças, em todos lugares. Para auxiliá-la, juntas, fizemos o curso de contação de histórias com o Grupo Alecrim na Editora Adonis.

A repercussão

Atualmente, o projeto, que conta com uma página no Facebook, tem mais de quatro mil seguidores. Os vídeos são gravados, muitas vezes, de forma descompromissada e trazem, de forma humorada e repleta de entusiasmo, contações de histórias e dicas de leituras.

Sinceramente? Eu não esperava toda essa repercussão. Até porque a Alyssa sempre gostou de ler e eu não imaginava que o projeto que ela quis desenvolver fosse alcançar tantas pessoas. Inclusive, recebemos várias mensagens parabenizando o trabalho que ela faz, pois é um incentivo à literatura.

Importância da leitura na infância

Recentemente, recebemos uma imagem da Casa da Criança de Santa Barbara d’Oeste, em que eles estão exibindo os vídeos da Alyssa para as crianças. O educador Raymond Terceiro foi o responsável por essa atitude tão linda e, inclusive, ele também é um contador de histórias e incentivador da leitura.

Alyssa e a magia da leitura

Acho que o grande mérito da Alyssa é fazer isso com naturalidade, pois ela gosta do que faz. E eu, como mãe, me sinto orgulhosa. Inclusive, o meu filho menor, o Luciano, de 3 anos, talvez estimulado pela Alyssa, já conta algumas histórias.

No dia de hoje, por conta da internet e celular, fazer as crianças gostarem de ler é um desafio. Tanto é que a Alyssa ficou muito feliz em aceitar o convite da aluna de Pedagogia da Unisal de Americana, Andrea Machado, para participar da apresentação de um trabalho sobre a importância da leitura.

Isso ocorreu no dia 28 de novembro de 2017. E como o projeto que a Alyssa desenvolve tem tudo a ver com o tema do trabalho da Andrea, que é incentivar o hábito da leitura de uma maneira lúdica e divertida para as crianças, ela realizou uma contação de histórias sobre o Natal.

Alyssa e a magia da leitura

Confesso que tenho dois sentimentos: orgulho, por ver minha filha estimulando os outros a buscarem os livros para ler; e felicidade, por ver que ela se sente feliz com o que faz. Sou muito grata, inclusive, a todos os apoiadores do projeto. Eles acreditam e apostam que a leitura pode mudar o mundo. É o que eu e a Alyssa acreditamos também.


Alyssa e a magia da leituraMais que um simples convite, o projeto Alyssa e a Magia da Leitura é um estímulo e incentivo para que as crianças e adultos aventurem-se no mundo mágico da leitura e da cultura.

Sobre o autor

Brenda Bellani

1 Comentário

  • E eu me lembro do primeiro vídeo que ela postou lendo para nós. Citou sobre a sua avó paterna e isso me emocionou e me chamou muito a atenção. Ela explicou que seguia os exemplos da avó. E como a simpatia e o carisma dela são traços muito fortes, que nos “amarram” à esse pequeno – grande ser humano, estamos juntos de lá pra cá e assim será para sempre. Te amamos Alyssa e queremos rodar muitas histórias de viagens juntos com você! Sempre sempre saúde e proteção dos anjos. Abraços da Cacau, do Serginho e da Maria Clara.

Deixe um Comentário