Eu recomendo Livros

Em conflito com a lei, de Lucas Verzola

Em conflito com a lei

Lucas Verzola reuniu no livro Em conflito com a lei contos inspirados pelo seu trabalho no Tribunal de Justiça de SP. São relatos de todos os tamanhos e formatos, inclusive anúncios e documentos, sobre a vida no crime de jovens infratores.

Uma cortesia da Editora Reformatório, a obra é uma leitura muito rápida, de poucas horas, mas não é nada leve. Na verdade, é bastante dolorida. Em conflito com a lei é um retrato da vida real, nua e crua. Aquela feita de injustiças, de alguns caminhos já traçados no nascimento, de descasos, violência, preconceito e fardos grandes demais para serem carregados por pessoas tão jovens.

Jovens em conflito com a lei

Com quase três anos trabalhando no gabinete de apoio aos juízes assessores da vice-presidência do TJSP, Lucas Verzola presencia diariamente casos reais de processamento e julgamento de adolescentes que cometem atos infracionais.

Em conflito com a lei

O autor faz uso da licença artística para criar pequenos contos ficcionais a partir da sua vivência profissional em contato com os personagens reais. O livro traz excertos sobre tráfico, roubo, prostituição, assassinato, etc., sempre tentando ilustrar e compreender, de alguma forma, o que os levaram a cometer os seus crimes.

Com isso, o livro comove em muitos momentos, ao mostrar que, por trás de jovens infratores há quase sempre um histórico de abandono, desigualdade e muita revolta – ou, em alguns casos, da simples aceitação do meio e sua influência como a única possibilidade, inclusive daqueles que passam a gostar e a se sentir empoderado pela vida do crime.

“Há, inegavelmente, um perfil quase homogêneo dos jovens que são ‘atendidos’ pela justiça especializada: são invariavelmente pobres, moradores de regiões socialmente periféricas, com trajetória escolar conturbada, usuários de entorpecentes e, em regra, não contam com respaldo familiar ou comunitários.”

O meu capítulo preferido é um bilhete escrito à mão:

Em conflito com a lei

O autor escreve em uma linguagem coloquial, “da rua”, com expressões, gírias e palavrões para causar uma identificação mais autêntica com os personagens retratados.

Criação literária da vida real

Em conflito com a lei é uma crítica social pesadíssima. Apesar de em nenhum momento ele fazer menção a casos 100% reais, as histórias dos contos de Verzola devem se repetir rotineira e exaustivamente entre jovens de todo o país.

A leitura pode ser rápida, mas a reflexão que o livro propõe com certeza vai durar – e é obrigatória.

Visite o site oficial da Editora Reformatório.

Sobre o autor

Brenda Bellani

Deixe um Comentário