Eu recomendo Livros

Por trás de seus olhos, de Sarah Pinborough

Por trás de seus olhos, de Sarah Pinborough

Não confie em ninguém! Por trás de seus olhos, de Sarah Pinborough, um dos últimos lançamentos da Intrínseca em 2017, é um romance inglês enigmático sobre um triângulo amoroso.

Louise é mãe solteira e trabalha de secretária em um consultório médico. Em uma noitada atípica, ela acaba beijando um homem muito atraente chamado David. Para sua enorme surpresa, logo ela descobre que ele é o seu novo chefe – é psiquiatra e vai começar no consultório onde Louise trabalha – e também que ele é casado. Para ajudar, a esposa de David, Adele, é linda.

Um belo dia, depois de deixar seu filho Adam na escola, uma mulher literalmente tromba com ela na rua. Louise reconhece imediatamente a esposa dos retratos no consultório de David. Adele então a convida para tomar um chá e desta tarde nasce uma amizade entre as duas.

Tudo se agrava mais um pouco quando David resolve quebrar a cordialidade entre os dois, aparece à porta de Louise e eles começam a dormir juntos.

Triângulo amoroso

Traduzido por Alexandre Raposo, Por trás de seus olhos é uma história de um triângulo amoroso bizarro. Louise está se apaixonando por David, mas ao mesmo tempo cria uma forte amizade com Adele.

“É como se estivesse enredada ao redor do casal, entrelaçada entre eles. Quanto mais me apaixono por David, mais fascinada fico por Adele. É um círculo vicioso.”

Pode parecer clichê, mas não é. O leitor acompanha o ponto de vista tanto de Louise quanto de Adele em primeira pessoa. E nada é realmente o que parece.

Adele e David estão tendo problemas sérios no casamento e ele não confia mais nela. Apesar de aparentemente perfeita, Louise começa a ver a esposa de seu amante como uma mulher frágil e assustada. Mas nós, leitores, sabemos que Adele trama alguma coisa.

Segredos do passado

Além da trama no presente, Adele também tem muitos segredos em relação ao seu passado. Ela conhece David desde criança. Os seus país, com quem não tinha um relacionamento muito bom, morreram em um incêndio quando ela tinha 17 anos. Depois do acidente, Adele ficou internada em uma clínica de reabilitação onde conheceu Rob, um garoto da mesma idade recuperando-se de um sério vício em heroína. Os dois ficaram muito amigos na época, mas Rob aparentemente sumiu da vida dela do nada.

“A trajetória do amor verdadeiro nunca foi tranquila. Sei disso melhor do que ninguém.”

Algo também aconteceu no passado para que David não confie mais em Adele e a mantenha à base de remédios. Ela, por sua vez, mantém o marido à base de ameaças.

Como se não houvessem segredos suficientes, Louise ainda consegue se meter neste rolo, mentindo tanto para o amante quanto para a amiga. Aos poucos fica claro que ela precisa se decidir de qual lado ela está. E aí, em quem confiar?

Terror noturno e experiência extracorpórea

O romance tem uma parte enigmática sobre experiência extracorpórea. Rob, Adele e Louise, coincidentemente têm terrores noturnos: pesadelos recorrentes, sonambulismo e noites mal dormidas. Em épocas diferentes, Adele ensina os dois a controlar os sonhos e acabar com os pesadelos.

No entanto, a manipulação dos sonhos acaba resultando em algo mais, que Louise não consegue entender muito bem.

Muitas dúvidas

Resenha de Por trás de seus olhos, da Editora Intrínseca

Por trás de seus olhos é um livro rápido de ler e que causa muita curiosidade. Além disso, tem a melhor plot twist que eu li este ano.

A única coisa que realmente me incomodou durante a leitura foi o tanto de perguntas que Louise faz o tempo todo. Tem até um momento que ela mesma pensa:

“Perguntas, perguntas, perguntas. Parece que, desde que David e Adele entraram na minha vida, estou cheia de perguntas. Elas são como plantas aquáticas. Toda vez que eu acho que posso me afastar com braçadas, outro ramo se emaranha nas minhas pernas e me detém.”

Como nós também acompanhamos Adele, sabemos que ela tem um plano. É o tipo de trama que o leitor sabe mais do que o personagem e o questionamento constante de Louise acabou me irritando um pouco.

Mas não se engane…Tem muita coisa não dita de todas as partes!

Sobre o autor

Brenda Bellani

5 Comentários

Deixe um Comentário